Breve explicação sobre Closures no JavaScript

--

Conceituando e exemplificado o uso das closures no Javascript.

De forma bem simples uma closure é uma função definida dentro do corpo de uma outra função, na qual a função mais interna utiliza dos recursos (variáveis e parâmetros) da função mais externa.

E quais as vantagens este método oferece para os desenvolvedores? Esse é o ponto mais enfatizado neste texto, onde explico porque as Closures são tão úteis. Observe o seguinte exemplo:

O método ilustrado faleSaudacoes (função pai) possui duas clausulas declaradas em seu corpo: bomDia e boaNoite (funções filho). No exemplo, logo após a declaração da função mais externa, é feito a chamada dos dois métodos filhos, mesmo estando fora do escopo da função pai. Com a execução do código é possível visualizar no console o valor correspondente de cada função.

É importante fazer a seguinte observação: por ser uma variável interna do método principal, a variável msg não poderia ser manipulada fora do seu escopo. É neste ponto que notamos a diferença de um método comum e um com uso de closures, pois o mesmo se torna útil quando desejamos manipular os valores de parâmetros e variáveis locais mesmo quando o método principal não está sendo mais executado.

O uso de closures, fornece ao programador a possibilidade de usar uma função nas condições do ambiente que ela foi declarada. Isso inclui manipular as variáveis locais do ambiente de sua criação. Sendo esse um bom motivo para utilizar closures em suas implementações, quando necessário.

--

--

MAYELLE CARVALHO
MAYELLE CARVALHO

Written by MAYELLE CARVALHO

Graduada em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFPI), Teresina-PI, Brazil, 23 anos.

No responses yet